Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

No que resultam as influências provençais


Hoje há pouco texto, e mais fotografias. Como sabem o propósito deste blog, não é dar receitas mas dar ideias, que possam servir de inspiração para quem gosta de cozinhar poder criar as suas próprias receitas, á sua medida e gosto (se não sabem, têm aqui). Como nos últimos tempos a Provença têm sido o tema principal, decidi mostrar-vos como uma cozinha pode influênciar pratos já conhecidos e mais comuns, ou mesmo para criar receitas absolutamente novas.. por isso aqui vão algumas das receitas que tenho feito ultimamente, todas elas com inspiração na cozinha provençal. Todas são receitas muito simples onde o principal é a qualidade dos ingredientes.





Omelete de Legumes
Pontos de partida: Legumes frescos (base da cozinha provençal)
Não é necessário muita variedade, duas ou três, e até mesmo só de espinafres fica bem. O objectivo é utilizar os ovos apenas na quantidade para ligar os legumes, para não serem eles o principal. Os legumes devem ser salteados antes, e são eles que queremos que tenham o papel principal por isso merecem toda a nossa atenção.








Dourada assada com citrinos e ervas provençais
Pontos de partida: peixe assado, uma receita clássica; ervas provençais e fruta fresca - ingredientes característicos da cozinha provençal.
Peixe assado é talvez a forma de cozinhar peixe mais utilizada por todo o mundo. O que muitos não sabem é que foi daqui do mediterrâneo que a mesma surgiu, ou pelo menos a maneira como é mais apreciada hoje. A verdade é que podemos ir para o outro lado do mundo, sentarmo-nos à mesa do melhor restaurante de NY e pedir um peixe assado, que este é feito exactamente a partir destas raízes mediterrâneas. Recheia-se a barriga do peixe com ervas aromáticas e limão e vai a assar. Aqui foi o que eu fiz, mas acrescentei ainda rodelas de lima e de laranja á volta para dar um sabor mais fresco.

Perna de Peru Assada com mostarda antiga, mel e alecrim
Pontos de partida: um assado simples (mais uma vez), mel e alecrim, mais dois dos ingredientes mais característicos da cozinha provençal, e a mostarda antiga, característico da cozinha Francesa no geral.
Mais uma vez uma receita muito simples, onde com um bocadinho de imaginação e uma simples marinada chegamos a um jantar   D E L I C I O S O. Pena não haver fotografias deste!! Atrevam-se vocês a experimentar e vão ficar surpreendidos, garanto.  









Pêssegos Caramelizados com Amêndoa Amarga
Pontos de Partida: fruta fresca de boa qualidade, base numero um da cozinha provençal. Caramelo e licor (o utilizado não foi francês que o objectivo é adptarmo-nos), mais dois ingredientes muito utilizados.
Desta vez é uma receita completamente inventada, mas em que os pontos de partida foram como viram de inspiração na mesma cozinha. Mais uma vez uma receita bastante simples, e fresca... mas acreditem, sem ser muito doce, é daquelas sobremesas que se chora por mais.

































Gelado de Alecrim
Pontos de partida: ervas de provence; gelados, uma das mais visíveis influências italianas na cozinha provençal. 
Mais uma receita completamente inventada. Mais uma receita simples. Mais uma receita pela qual choro todos os dias por mais, desde que acabou. E foi um sucesso junto de quem experimentou (Ai porque é que dou a exprimentar as minhas invenções, devia ter guardado tudo só para mim - ahaha brincadeirinha, gosto ainda mais de cozinhar, quando é para aqueles de quem gosto)!!

Gelado de Lavanda
Pontos de partida: lavanda (não é um ingrediente muito utilizado sem ser para fazer mel, mas é um dos elementos que melhor caracteriza a Provença), e mais uma vez os gelados.
Esta receita não foi inventada (só um bocadinho alterada), mas confesso que foi esta inspiração toda que meu deu forças para experimentar. É definitivamente um sabor especial, muito fresca, mais doce do que eu esperava e não muito intenso o que o torna muito agradável. É muito levezinho, e ideal para servir depois de refeições com sabor forte, pois limpa o palato perfeitamente. 

E por aí, também se inspiraram com os meus textos?? Digam que sim e contem me tudo!! Adorava saber!! Se não, espero que tenha sido desta vez que tenha posto todos a correr para a cozinha para experimentar receitas novas.... pois que pelos vistos acabei mesmo por dar uma ou outra receita, mesmo que assim em traços gerais!!

Espero que tenham gostado, bons cozinhados e até breve ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário