Como tudo, cozinhar tem diferentes conceitos, estes diferem de pessoa para pessoa, e com tal, há que goste, há quem não goste, há quem ache uma verdadeira seca e há quem adore... são opiniões, e apesar de cozinhar ser a minha verdadeira paixão, não torna este facto discutível... embora sinceramente me custe muito a perceber como é que é possível haver quem não se sinta contagiado pela fascinante arte de cozinhar, de conjugar aromas, sabores, cores e perfumes, de todo o ritual da preparação de um prato, da emoção e excitação de procurar um perfeito equilíbrio dos ingredientes e assim ver nascer novos sabores, pratos, cozinhas, de não ficar maravilhado com toda a alquimia, quase magia que se passa numa cozinha.... Mas, enfim são opiniões!! No entanto o que não é discutível é o prazer da mesa, porque sejamos sinceros, quem não encontra alegria em prato algum, têm um grave problema, pois o tempo em que a alimentação era um mero acto de subsistência já lá vai há muito.....  E assim porque o mundo da cozinha é vasto, para todos os que não gostam de cozinhar, para todos os que não têm tempo e para todos os outros não queria deixar de partilhar uma cozinha inventiva, original, alegre, colorida, musical, e muito... minha!!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Nº 1 - chocolate e....



Então a primeira ideia vai ser: chocolate picante!!! Já experimentaram?? Eu comecei por experimentar uma tablete de chocolate com flor de sal, que pensei antes de provar ser uma combinação no mínimo estranha, embora eu adore o sabor agri-doce, este é comum nas entradas e pratos principais, mas nunca o salgado num doce... Enfim, experimentei e adorei!!! Passado um tempo  fui ao supermercado e juntamente com uma amiga gastei uma pequena fortuna em tabletes de chocolate com sabores fora do vulgar, com lavanda, pimenta, tomilho, alperce, canela... etc!! Algumas gostei mais que outras, mas estas foram umas óptimas ideias!! Estas ideias de combinar o chocolate com sabores fora do comum ficaram comigo durante muito tempo, pois como é fora do vulgar, não é uma coisa que se experimente uma vez e passado um tempo se esqueça mas sim uma coisa que me marcou, e como tal, não é raro fazer chocolatinhos para oferecer com estes sabores, ou mesmo fondeus de chocolate assim meio-malucos!! Hoje fiz tarteletes de chocolate picantes, fiz três variantes: uma com pimenta rosa, outra com gengibre e outra com chillis secos e tomilho!!! Muito arrojadas, mas muito boas!!! Eu sei que arrojado é definitivamente a palavra certa, e metade das pessoas, principalmente os menos aventureiros não tem muita vontade em experimentar mas eu prometo que surpreende, por isso arrisquem e experimentem, façam bolos, mousses, queques o que quiserem mas não deixem de experimentar esta maravilhosa mistura!!! Como é o primeiro post e esta é uma ideia um bocado maluca eu vou ajudar mais que o normal, comprem uma tablete de um bom chocolate* e coloquem em cima de um quadradinho um bocadinho de pimenta rosa, gengibre em pó, tomilho, ou o que quiserem experimentar (isto se quiserem ser mais inteligentes e económicos do que gastar pequenas fortunas em tabletes de chocolate que podem ou não gostar).. vejam o que acham, se vos surpreende, se gostam ou não, mas não deixem de experimentar porque não tem nada a perder, se não gostarem, comem um quadrado de chocolate simples e o sabor desaparece logo..... mas arrisquem.... Se não tiverem mesmo para aí virados experimentem coisas mais softs, por exemplo chocolate com fruta ou com frutos secos...!!! 


* é importante ter em conta que uma boa matéria-prima faz a diferença, e isto é o mesmo para carne, peixe, fruta, o que quiserem, eu sei que saí mas caro comprar um ingrediente de boa qualidade, mas acreditem que a diferença é muita, e que por vezes o que saí barato saí caro... um ingrediente se boa qualidade não é preciso muito para criar um bom prato, basta um pequeno toque e uma boa refeição está garantida. Também não queiram aprender a guiar com Ferraris, não comprei um chocolate da Colómbia ou assim a 20 euros à tablete, nem 8 nem 80, mas procurem um equilíbrio e façam a diferença!! 



Sem comentários:

Enviar um comentário